Pages

1 de mar. de 2010

Chaves: Conheça algumas curiosidades da série

 Hoje vamos descobrir algumas das curiosidades que todo fã do seriado "Chaves" deveria saber. Vamos lá:

EXTRA, EXTRA: Tangamandápio existe sim!
“Eu quero evitar a fadiga”. Com certeza você já ouviu essa famosa frase do personagem tão carismático, Jaiminho, que tem a missão de entregar as cartas para a vizinhança do Chaves, mas sempre arruma a mesma desculpa para não fazer a mesma. Você sabia que Tangamandapio existe mesmo? Sim, Tangamandápio.!!!O local onde nasceu o carteiro Jaiminho. Porém, ao contrário do que retrata-se no humorístico, Tangamandápio não é uma cidade, é um Vilarejo, que localiza-se na cidade de Cuernavaca, no México.

Pópis é ex-fanha
“Conta tudo pra sua mãe, Quico!”. Quando Bolaños incluiu a personagem Pópis no seriado, lhe pôs uma voz fanhosa. Dias depois da estreia de Pópis na televisão, um senhor disse a Chespirito que jamais voltaria a ver seu programa porque seu filho tinha esse tipo de problema e todos caçoavam dele na escola. Bolaños então resolver sumir com o personagem e um ano depois Pópis volta á série, agora, com uma voz normal.

Chavo? Chaves?
Você sabia que "Chavo", na gíria mexicana, significa garoto, menino na idade de travessuras, moleque? No caso, o "Chavo" morava em um barril, na vila pobre. Durante a dublagem, quando os personagens chamavam por “ Chavo” , ficava idêntico ao de “Chaves” em português. Assim, foi escolhido esse nome para o garoto.

O cão santanás não era tão malvado assim...
Durante alguns episódios, conhecemos Satanás, o cachorrinho fujão da Bruxa do 71...Ops, ou melhor, da Dona Clotilde. Porém, na versão original, o animal se chama Ferraz. Que coisa, não?

último episódio de Quico...
Os tão famosos e queridos episódios de Acapulco, gravados em 1978, foram os últimos que contaram com a presença do personagem Quico. A canção “Boa Noite, Vizinhança”, tocada no terceiro e último capitulo de Acapulco, foi composta por Bolaños e é algo como um “até logo” ao “amigo”, que nunca mais voltaria a participar de seus seriados. Foi sem quer, querendo...

Pópis entra como substituta de Chiquiinha
Lembra daquele episódio que a Chiquinha foi passar uns tempos com as tias dela em outra cidade e ela manda uma carta, lida por Chaves, para que seu Madruga fosse buscar na linha do trêm? Esse episódio marca a volta de Maria Antonieta De Las Nieves ao seriado Chaves, após ter saído por um bom tempo por conta da gravidez de sua primeira filha.Então, para preencher o lugar de Chiquinha, foi nessa época, então, que criaram o personagem Pópis.
Pobreza é foda! Mas é engraçada também!!
A situação de condições de verba para as gravações de Chaves eram tão ruins que,no começo da série, Roberto Gomez Bolaños teve que economizar dinheiro para montar o cenário, pois a Televisa não bancava nada. Por isso o cenário era todo feito de papelão e isopor, deixando o seriado mais engraçado ainda. No começo do Chaves haviam apenas 7 personagens: Chaves, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Prof. Girafales, Sr. Barriga e Dona Clotilde. Aos poucos o elenco foi aumentando chegando aos que conhecemos hoje. 
 
"Godinez" e "Chaves" são irmãos??
Você sabia que o Godinez é irmão do Chaves? Palmas, palmas não priemos cânico! Estou falando dos atores, não dos personagens....Sim, na vida real, Roberto Bolanõs é irmão de Horácio Bolanõs, intérprete do personagem que sempre senta lá no fundão durante as aulas do Professor Girafalles..
• Não fui eu, não fui eu.
• Mas por que eu, se eu não fiz nada?
• Mas por que se ainda não começou a aula?
• Seu Madruga, já posso respirar?
Ahhh...a Paty....
As personagens coadjuvantes do humorístico Chaves, Glória e Paty, já foram vividas por mais de uma atriz. Glória, a “nova vizinha”, já teve três intérpretes: Olivia Leiva, Regina Torne – a mais conhecida pelos brasileiros - e Maribel Fernández. Já Paty, a menina que balança os corações do Chaves e do Quico, foi interpretada por três atrizes: Rosita Bucho, Ana Lílian de la Macorra e Verónica Fernández, sendo essa última, filha adotiva de Maria Antonieta de las Nieves. 

Não contavam com as minhas astúcias!
Devido ao fato do Batman ser um homem-morcego, o Spider Man ser um homem-aranha, o Chapolin Colorado, não poderia ficar fora dessa trupe. É um homem-gafanhoto. “Chapulín” – nome original do personagem – é um gafanhoto, que, no México, é comido frito. Assim como na Coréia e na Índia, no México também se comem vários tipos de insetos.

A história do CH
Já perceberasm que a maioria dos personages de Bolanõs começam com as lestras CH? Chaves, Chespirito, Chapatin, Chapolin....As letras “CH” dos personagens criados por Roberto Gómez Bolaños foram, a príncipio, casualidade. Primeiro um diretor de cinema lhe apelidou de “Chespirito”, logo ele usou a palavra Chanfle! e, em seguida surgiu "O doutor Chapatin" até aí era coincidência. Chespirito percebeu isso e continuou a usar essas letras em muitos de seus personagens.


Além dessas curiosidades  a respeito do seriado mais querido do Brasil, que tal selecionarmos cinco vídeos com cenas marcantes e engraçadas de alguns personagens? Aqui estão...

5o. Lugar: Godinez, o rei do assovio!

4o. Lugar:Chiquinha na brincadeira de quem bate mais forte...

3o. Lugar: Chaves lendo gibi

2o. Lugar: Quico em...Mamãe querida!
1o. Lugar: Seu Madruga Professor..

5 comentários:

Anônimo disse...

muito bom parabéns...

Anônimo disse...

kkkkkkk muito engraçado!

Anônimo disse...

mais engraçado e o assobio do godinez

Anônimo disse...

mais engraçado e o assobio do godinez

Jane disse...

Muito bom!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger