Depois do sucesso das postagens sobre as séries animadas que marcaram geração e das novelas infantis que se tornaram inesquecíveis, chegou a vez de lembrarmos quais programas da televisão brasileira, exibidos ao longo da décade de 90, ficaram para sempre guardados em nossas memórias.
Caça Talentos
"Caça Talentos" foi uma série de televisão infantil brasileira, exibida pela Rede Globo, no ano de 1996 até meados de 1998. Dirigido por José Bonifácio Brasil de Oliveira (Boninho), trazia como protagonista a apresentadora e atriz Angélica, que interpretava a fadinha Bela.
Disney Club
"Disney Club" foi um dos principais programas infantis exibidos entre a segunda metade da décade de 90. O mais famoso bordão do programa era o lema da turma que comandava o programa: "Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!" e a despedida dos integrantes: "CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!". Produzido pela Disney Channel, foi exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Castelo Rá-Tim-Bum
De 1989 a 1992, Rá-Tim-Bum foi um enorme sucesso na TV Cultura. Com sua fórmula nova e inteligente, conquistou prêmios até no exterior e deu origem ao Castelo Rá-Tim-Bum (de 94 a 97, e que virou até filme) e a Ilha Rá-Tim-Bum (entre 2001 a 2004).
TV Colosso
Outra experiência inovadora, que também virou filme e conquistou não só crianças foi a "TV Colosso". Apresentada pela Globo entre 1993 e 1997, tinha bonecos de cães comandando uma hilária emissora de TV.
Glub Glub
"Glub Glub" foi originalmente exibido entre 1991 a 1998 pela Tv Cultura. O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho e uma fêmea. A televisão, no fundo do mar, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam as animações.
X-Tudo
"X-Tudo" foi exibido originalmente pela Tv Cultura, a partir de 1992. Seu formato, transmitia informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora durante o inicio da década de 90.
Agente G
"Agente G", exibido pela Rede Record , foi criado e estrelado pelo ator Gerson de Abreu, e exibido entre 1995 e 1997. A série contava as aventuras do Agente G, interpretado por Gérson de Abreu, membro da organização GELO (Grupo Especial pela Lei e a Ordem), contra os planos da COISA (Central Odiosa de Inimigos Safados e Abomináveis), uma organização do mal.
Programa Sérgio Malandro
Após sua saída da Rede Globo, em 1994, Sérgio Mallandro retornou ao SBT e comandou até 1996 o infantil “Programa Sergio Mallandro”.
Programa Mariane
Mariane fez a abertura de alguns shows da Xuxa, antes de chegar ao SBT em 1989 para substituir Simony no comando do programa Do Ré Mi Fa Sol La Simony, que passou a levar seu nome no título. Ainda no SBT, a apresentadora ganhou um programa com sua "cara", o "Programa Mariane", mas que ficou apenas 1 ano no ar.
Show Maravilha
O SBT exibia o programa "Show Maravilha", que trazia Mara Maravilha comandando brincadeiras com o auditório, recebendo convidados e atrações musicais. No palco, a apresentadora cantava suas próprias canções, apresentava suas coreografias e anunciava a exibição de videoclipes e desenhos animados.
XuXa Park
"Xuxa Park" estreou em 1994 nas manhã das Rede Globo. A atração era baseada no programa homônimo apresentado por Xuxa na Espanha que reunia quadros, brincadeira, e atrações. Sua exibição era aos sábados e tinha direção geral de Marlene Mattos.
Bom Dia & Cia
O "Bom Dia & Cia" estreou no SBT em 1993, sob o comando da apresentadora Eliana. A loira contava com Flitz, um computador.O programa a princípio, tinha como cenário uma casa, e seu formato era educatico. No ano seguinte, com um pequeno aumento no cenário Eliana passa também a ter a companhia de Melocotom.
Mundo da Lua
O seriado "Mundo da Lua", exibido originalmente em 1991 e 1992 pela Rede Cultura, apresentava Lucas Silva e Silva, um garoto que ganhou um gravador de seu avô paterno ao completar dez anos. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem.
Rá-Tim-Bum
"Rá-Tim-Bum" foi um programa infantil de grande sucesso produzido pela Tv Cultura de 1989 até meados de 1992. Com uma fórmula arrojada, com quadros livres, inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York.
Cocoricó
No ano de 1997, a Tv Cultura lança o seriado com bonecos, Cocoricó. Na série, Júlio é um menino de 8 anos que nasceu na cidade grande. Ele vai passar as férias com seus avós e se apaixona pela Fazenda Cocoricó, que fica na cidade de Cocoricolândia, seus animais e pela natureza que não conhecia na cidade.
Obrigado pela contribuição, @MatheusSarabion