Pages

2 de jul. de 2010

Novelas Infantis que marcaram época

 O SBT é a emissora brasileira que mais exibiu novelas voltadas ao público infantil. Ao longo de mais de três décadas, várias novelas já passaram por lá e, as da linha infantil, sempre foram alvos de críticas e de muitos sucessos. Chiquititias, Carrossel, Diário de Daniela, Carinha de Anjo, Chispita entre outras, querendo ou não, marcaram uma geração e são lembradas até hoje. Não há quem não tenha se emocionado com a delicadeza e dedicação da professora Helena, ou  viajado junto com Daniela em seu diário, ou tenha arriscado cantar um "Mexe, mexe com as mãos", ou ainda, tenha dado boas gargalhadas com a pequena Dulce Maria e sua fala: "Papitooooo".  Vamos relembrar as sinopses e conferir os clipes das novelas....

 VOVÔ E EU


“Vovô e eu” foi exibida em 1992 e contava a história de Alejandra e Daniel, duas crianças que viviam em dois mundos totalmente diferentes, mas que se mantinham unidos através de seus sonhos e amizades. Alejandra é uma menina muito rica, morava com seus pais e vivia numa espécie de “conto de fadas”. Já Daniel, ficou órfão muito cedo e passou a viver nas ruas, pois não conhecia seus parentes. A Única coisa que o menino sabia era que seu avô não havia aceitado o fato de ter um neto.

ALEGRIFES E RABUJOS


“Alegrifes e Rabujos” teve sua exibição em 2004, na tela do SBT, e contava a história de Sofia, uma pequena garota que vivia em uma mansão que era alvo de comentários de toda a vizinhança, pois a casa, segundo a lenda, pertencia a um milionário que havia falecido há muitos anos, mas seu espírito, afirmavam alguns, continuava vivo na mansão.

AMY, A MENINA DA MOCHILA AZUL





Exibida em 2004, “Amy, a menina da mochila azul” trazia como enredo a história do Capitão Matias e sua esposa Perla que encontraram uma linda garota flutuando no mar, após ter acontecido um grande furacão na cidade. O casal resolve cuidar daquele bebê e assim, formam uma família perfeita. Tudo ia muito bem, até que, num certo diamuito chuvoso, o barco de Matias foi capturadp por uma tempestade horrível. Perla, percebendo que estava morrendo, pede para Matias nunca abandonar a pequena Amy.

CARINHA DE ANJO



"Sim Pirilim!" Quem não se lembra dessa novela? “Carinha de Anjo” foi uma das novelas infantis de maior sucesso. Exibida em 2001, trazia como protagonista a pequena Dulce Maria, uma garota de 5 anos, cheia de alegrias e bons sentimentos. Após o falecimento de sua mãe, seu pai, Luciano Larios, entrou em depressão e em tristeza profunda, decidindo ficar longe de tudo e de todos. Foi aí que, então, a pequena Dulce foi internada em um colégio de freiras, denominado “Rainha da América”, lugar no qual conheceu duas freiras que se tornam suas fiéis escudeiras...

CARROSSEL


 "Carrossel" foi exibida, pela primeira vez no SBT, em 1991. A novela já teve 4 exibições na emissora e sempre fez muito sucesso. Possuia 375 capítulos e trazia como enredo a história de uma turma de crianças que estavam descobrindo os pós e contras da vida, procurando, de certa forma, resolver os problemas, sempre com atenção e muita alegria. Marcou época e criou personagens inesquecíveis, como Maria Joaquina, Cirílo e Jayme Parillo, além, é claro, da admirável Professora Helena. Destaque: Foi a primeira novela estrangeira a concorrer ao “Troféu Imprensa”, na categoria de melhor novela do ano.

CARROSSEL DAS AMÉRICAS


Após o sucesso de “Carrossel”, a continuação da novela, intitulada “Carrossel das Américas” trouxe novamente de volta, a boa e admirável professora Helena, porém, agora com novos alunos e novos desafios, sempre ensinando os valores e a boa conduta a seus alunos. Foi produzida em 1992 pela Televisa e exibida no SBT em 1996.

VIVA AS CRIANÇAS


Versão mais recente da novela “Carrosel”, “Viva as crianças” foi exibida em 2003 e continuou sendo sucesso de audiência, porém, não conseguiu alcançar o sucesso estrondoso da primeira versão. A história contava as aventuras de um grupo de crianças do colégio “Pátria Unida”, matriculadas na segunda série do ensino fundamental. A professora, não era mais “Helena”, mas sim, Lupita. Nomes diferentes, mas personagens totalmente similares. Destaque da novela para a professora de música, Segismunda Verruguinha, que sempre era vítima das travessuras dos alunos.             
CHISPITA    
“Chispita” teve sua primeira exibição no SBT em 1983 e foi a novela infantil com mais reprises da emissora: no total, foram ebidas sete vezes. Na história, Maria Luisa e seus marido sofrem um terrível acidente de carro que provoca o acidente do homem. Por causa do acidente, Maria perde totalmente sua memória e nem se quer lembra da existência de sua filha Isabel, que acaba se tornando órfã e levada para o orfanato de Padro Eugênio, local onde a garota cresce.        
          SERAFIM              
    
“Serafim” contava a história de um anjo bom caráter, feito em tecnologia digital. Serafim foi enviado para viver na terra para que ele pudesse aprender a ser um verdadeiro anjo da guarda. A novela foi exibida no Brasil em 2001.       
CHIQUITITAS              
“ Mexe, mexe, mexe com as mãos”....”Chiquititas” foi uma produção do SBT , em parceria com a rede argentina TeLeFe que, durante cinco anos, a partir de 1997, exibiu a versão nacional da novela. O folhetim foi sucesso de público, virou febre nacional com suas histórias e músicas, além de ser considerada como uma “vitrine” de novos talentos. O enredo, mostrava a vida de crianças órfãs que residiam em um orfanato, denominado “Raio de Luz”.           
CÚMPLICES DE UM RESGATE                
     
“Cúmplices de um resgate” foi um grande sucesso protagonizado pela atriz e cantora Belinda. A novela foi exibida no horário nobre, em 2002 e nas tardes do SBT, em 2006. Na história, Belinda interpretava as gêmeas Mariana e Silvana que não se conheciam e viviam em mundos opostos. Silvana vivia em uma mansão luxuosa com seu pai, Orlando, e sua mãe, Regina, uma mulher ambiciosa e nada agradável. Já Mariana, uma menina muito simples e que cantava muito bem, morava com a tia e a vó, além da sua mãe, uma costureira bem simples. Vale destacar que um ponto baixo da novela foi a substituição de Belinda pela atriz Daniela Luján.        
GOTINHA DE AMOR                
“Gotinha de Amor” foi exibida em 2001  e trazia a história de Belinha, uma criança cheia de vida e que procurava contornar as tristes situações que passava, sempre com um sorriso no rosto. Vivia em um orfanato e possuia a amizade de apenas uma pessoa: a velha Trini. No orfanato, Belinha era maltratada pela diretora e, quando Trini falece, a garotinha foge, em busca de um novo lugar para se estabelecer.      
LUZ CLARITA             
“Luz Clarita” é um remake de “Chispita” e foi exibida no SBT em 1996. No papel principal, está a atriz e cantora Daniela Luján. Após perder sua avó, Luz Clarita vai morar em um orfanato e vive aos cuidados das freiras do local. Mariano De La Fuente vai até o orfanato, em busca de uma garotinha que possa fazer companhia para sua filha, que sofria com a morte da mãe. Então, Mariana resolve adotar Luz Clarita e a leva para casa, porém, sua filha não gosta da presença menina em seu lar. 
POUCAS, POUCAS PULGAS    
“Poucas, poucas pulgas” teve sua exibição em 2004 no horário nobre do SBT. A história girava em torno de Julián, Danilo e Alexandra, que foram denominados como “três corações nobres e cheios de amor”. A novela estreou com 17 pontos de audiência e, mesmo com as inúmeras mudanças no horário, marcava médias de 9 pontos no ibope.              
O DIÁRIO DE DANIELA                
O “Diário de Daniela” mostra as aventuras de um grupo de amigos liderados por Daniela Monroy (de 10 anos) que além de cativar a todos, tem um diário onde escreve todos os seus sonhos, segredos e principalmente aventuras. Sem falar que Daniela tem um amigo fantasma que a ajuda nos momentos mais difíceis. As histórias geralmente estavam no limite entre o real e a fantasia, o que tornava a novela extremamente chamativa para as crianças. Foi exibida em 2000  e em 2007 pelo SBT.

39 comentários:

BaKaah disse...

Dessas só assisti Alegrifes e Rabujos.Amy,Chiquititas e Cumplices D;

mr. rios disse...

Momento Nostalgia do dia.
Muito bom o post.

Anônimo disse...

Assiti quase todos, o melhor foi alegrifes e rabujos.

Anônimo disse...

É Lokaooo o tempo passa...

Anônimo disse...

adoraaaava! :D
principalmente cumplices de um resgate!

Anônimo disse...

E hoje a criançada tem que aturar o que? MALHAÇÃO E RESTART! essas mulekada de hoje tá tudo criada a leite cum pera!

Anônimo disse...

eu asisti todassss ... muito boas

Erika disse...

Diário de Daniela *-*
Amaaava essa novela! E Luz Clarita tb!
Chiquititas fez parte da minha infancia...tive os 2 albuns de figurinha (e não completei nenhum -.-')

Juliana disse...

Diário de Daniela era a melhor ): minha prima tinha o cd com as músicas, era tão legal *-* Gotinha de amor eu também gostava mt.

Unknown disse...

Caramba, Quanta nostalgia! Assisti a quase todas as novelas, acho que a decada de 90 foi a ultima decada que a infancia ainda foi saudavel.

Anônimo disse...

de todas eu já vi 7. Aaaaaaaaaahhh como era bom ver essas novelas tão divertidase interessantes, não q nem essas q num mostra nada q preste e aliena o cerebro das crianças.

Unknown disse...

Nossa, assisti 9 entre todas.
Muito bom, parabéns pelo blog.
Momento Nostalgia do dia mesmo, fico lembrando como aquela época era boa.
As crianças ainda brincavam na rua logo após que acabava as novelas, eu tenho todos os cds de Chiquititas, haha.

jrockenbach disse...

tirando "poucas, poucas pulgas", "Carrossel das Américas", "Alegrifes e Rabujos", e "Amy a menina da mochila azul" o resto é perfeito *-*

carola disse...

De todas eu já assisti 11 delas! Isso mostra quanta cultura inútil o Silvio Santos nos proporcionou. Eu adorava, mais fazer o que?! KOASKASPKOASOPKA.

Diego disse...

Nossa.. olhei varias dessas, algumas nem gostava, mas olhava mesmo assim.. kkkkkk
Me bateu saudades agora!

Criterious' disse...

assisyi todas e era otimo. crianças maravilhosas, tempo bom, excelentes atrizes, muito muito bom mesmo.
parabéns ao autor do ost e do blog, q nos traz essa alegria de reviver nossa infancia tão bela, dias a fio, grudados na telinha.

Anônimo disse...

Ninguém assistiu Meu Pé de Laranja Lima?

Anônimo disse...

puta que pariu fiquei 10 anos mais velho vendo isso!!

Vanessa disse...

EGAHEIUAHEIHAIEUHIAU carinha de anjo era demais!

Paulo disse...

eu assisti quase todas, haaa, buaaaaaa, lembro da minha infância, snif*

Unknown disse...

eu sempre assisti todas as novelas do SBT
mas gostaria muito que vcs voltasse
a novela:alegria e rabujos,cumplice de um resgate,amy a menina da mochila azul e também o diario de daniela
agradeceria se vcs pelo menos voltasse a novela
cumplice de um resgate
Obrigado

Anônimo disse...

O SBT PODERIA VOLTA A PASSA AS NOVELAS INFANTIL ACHO QUE MUITAS CRIANÇAS VAI GOSTA, EU ASSISTIRIA

Anônimo disse...

ADORO Chiquititas E CUMPLICES DE UM RESGATE.

Anônimo disse...

eu me chamo ryzia beatriz: eu amei a novela cumplices de um resgate passa de novo porfavor...e “Alegrifes e Rabujos” de era show passa passa de novo depois de cumplices por favor...

Dezinha disse...

Nossa Como o Tempo Passa Nem Lembrava de algumas Novelas infantis que estão aquiii.... Hoje em dia é mas coisas do tipo morte, drogas essas coisas.., adorei relembrar essas novelinhas Obrigado!

Anônimo disse...

Adorei seu blog,é um lindo museu de cultura e inspiração infantil.Apesar de ter 14 anos tive a grande chance de ver Carrossel das Américas,Pequena Travessa,Carinha de Anjo,Cúmplices de um Resgate e um pouco de O Diário de Daniela.Gostariam de com partilhar novidades comigo?Acessem:anascatolin@bol.com.br

Unknown disse...

eu adorei

Anônimo disse...

quato tempo passa que eu nao asistie cumpices de um resgate






alvarofilho 31/12/20000

Anônimo disse...

Podia passar essa novelas no sbt denovo , muuita saudade ' podiamos fazer uma enquete , telo twitter orkut , facebook . (/

Anônimo disse...

como seria bom se passace a novela cumplices de um resgate do amor novamente eu adorei essa novela

Anônimo disse...

parabens iris pela novela cumplices de um resgate do amor por mim eu assistiria 3 anos em seguida e não enjuaria

Anônimo disse...

eU ASSST A MAORA DESTAS NOVELAS,TEMPOS BONS AQUELES,QUE PENA QUE O SBT NÃO TEM MAS CONTRATO COM A TELEVSA,MAS QUE BOM QUE TEM AGORA O CANAL TLN EM PORTUGUÊS QUE PASSA TODAS NOVELAS DO MÉXCO ANTEPASSADAS,ESSE CANAL É MUTO BOM.

Unknown disse...

O bom seria se a gnt pudesse assistir essas novelas online ou q se vendesse em algum canto... relembrar é sempre bom !

NATY disse...

eu queria tanto que passase de novo cumplice de um regate muitas criança querem que passa o sbt e o canal melhor que tem vcs vai passa de novo ne bjs........ NATALYA FAN DO sbt

Anônimo disse...

aai eu queria saber como é o nome da novela que tiha uma menina que usava uma mecha rosa no cabelo,e na novela tinha uma casa!qual é o nome?

Ruivinha disse...

Noo beem qe podia passar Carinha de Anjo d novo'... aain eu ia amaar...

essa novella passoou quando eu tinha 4 anos de idade i ate hj eu lembroo *--------------*

Podeia passar tdo di novoo' Boons tempos'

Lorranie disse...

vcs sabem de alguma novela infantil brasileira da decada de 70 a 80? se alguem souber de alguma, me mande pelo meu e-mail: Lorranie123camyla@gmail.com
Eu preciso muito saber pra fazer um trabalho da escola... Amei o blog!
bjs e obrigada!!

Lorranie disse...

vcs sabem de alguma novela infantil brasileira da decada de 70 a 80? se alguem souber de alguma, me mande pelo meu e-mail: Lorranie123camyla@gmail.com
Eu preciso muito saber pra fazer um trabalho da escola... Amei o blog!
bjs e obrigada!!

Anônimo disse...

tantas novelas que passaram.que podia reprisar.......
assisitir a maioria dessa s ai............
fora as mexicanas com maria do bairro ,a outra e varias..............

Postar um comentário

 
Powered by Blogger