Pages

13 de jan de 2011

Televisão: Programas traídos pelos seus próprios títulos

Tipo assim....O nome não tem nada a ver!!!

Hoje vamos conhecer, dentre os programas e novelas da televisão brasileira, sejam eles, do passado ou recente, quais os que pecaram no quesito "Nome da atração". Vale destacar que existem muitos outros programas e novelas que também foram traídos pelos seus próprios títulos, mas os que serão aqui mencionados,  mereceram nossa atenção.
Sessão de filmes exibida aos domingos pelo SBT, “8 e meia no cinema” era alvo de piadas até do apresentador Silvio Santos. Foi criada em 2006, respeitando o horário indicado no nome da atração. A partir de 2007, começou a ser exibida com mais de duas horas de atraso. Silvio Santos, em seu programa, brincava com as colegas de trabalho e perguntava: “Que horas começa 8 e meia no cinema?” e a galera respodia: “Dez e meia”. O apresentador retruca va dizendo: “Essa emissora é uma bagunça!”.


Tudo bem que na estreia, o folhetim trazia a história de jovens que frequentavam uma academia. Aí sim, o nome “Malhação”. Mas, após quatorze anos, mesmo com o sucesso de audiência e público, convenhamos, o título da novela global não condiz em nada com seu roteiro. Nem a academia tem mais...

Gugu Liberato, em meados de 1991/1992, comandava a atração “Sabadão Sertanejo” no SBT. Com exibição no horário nobre da emissora, por volta das 21h, inicialmente, o programa trazia apenas atrações musicais no estilo “country brasileiro”, apresentando músicas sertanejas “de raízes”. Após menos de um ano, o programa começou a receber artistas de todos os ritmos musicais. Com isso, o sertanejo ficou em segundo plano. O apresentador começava o programa dizendo: “Está no ar o Sabadão Sertanejo” e , em seguida, anunciava: “E hoje no programa, ET e Rodolfo, É o Tchan, Art Popopular”. Tudo a ver, não? Só depois de muito tempo, resolveram trocar "Sabadão Sertanejo" por "Sabadão".


"Náu! Para tudo! Produção!" Podem até falar que “A Luciana é Super, a Luciana é Pop”, mas convenhamos, o programa de Luciana Gimenez, na Rede TV!, não tem nada de “Superpop”. Em 1999, quando a atração estreou na emissora, sob comando de Adriane Galisteu, aí sim, trazia atrações musicais, entrevistas inteligentes, condizendo com o nome do programa. Hoje em dia, a atração virou uma espécie de programa de sensacionalismo, de barracos e pautas extremamentes “Anti-SuperPop”. Geyse Arruda lançar sua grife de roupas é SuperPop? Mulher quer descobrir quem é a amante de seu marido é SuperPop? Sônia Abrão dizendo pra quem ela “abre a porta” (não ria, esse é um quadro da atração) é SuperPop? Sei....


Comandado por Datena, na rede Bandeirantes de televisão, "Brasil Urgente" estreou em 2001, com o objetivo de continuar no estilo de sua antiga atração na Rede Record, trazendo muito sangue, violência entre outras “coisinhas” que acontecem em todo país. Porém, atualmente, a atração traz sim, muita violência, tiros e sangue, mas, mesmo sendo exibida para todo o país, concentra mais de 90% de seu tempo apenas em São Paulo. Ora bolas, não era “Brasil Urgente?” que mude para “São Paulo Urgente”, então.



Exibido desde 1991 na Rede Record, o programa de caráter religioso, “Fala que eu te escuto”, veio com a proposta de ser uma espécie de auto ajuda para pessoas que estavam passando por dramas familiares. A atração, desde o início, é comandada por bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, que recebem ligações e ouvem as opiniões dos telespectadores a respeito de uma determinada enquete....Mas não era pra ser auto ajuda? Tipo, os bispos dando conselhos para o público e não o público dando sua opinião aos bispos? Sem comentar o nível das enquetes....:“Você gostou da vitória de Karina Bacchi no reality ‘A Fazenda’?” “Por que será que as mulheres colocam mais silicones nos seios do que no bumbum?”


Outra atração apresentada por Gugu Liberato, o “Viva Noite”, foi exibida entre os anos de 1983 e 1994. O programa era sucesso de audiência nas noites de sábados do SBT, trazendo atrações musicais e gincanas entre homens e mulheres, além de quadros como o concurso do “Rambo Brasileiro e o “Sonho Maluco”. Até aí, tudo bem. Em 1993, Gugu começa a pressionar Silvio Santos para ter um programa aos domingos. Adivinhem qual programa foi exibido, então, aos domingos, em pleno horário de almoço, exatamente ao meio-dia? Sim! “Viva a Noite”. Era muito cômico ouvir o apresentador do pintinho amarelinho gritar: "Viva, Viva, Viva a noite" no estúdio, e lá fora, o sol irradiante!



A novela “Caminhos do Coração”, exibida em 2007 pela Rede Record, não trazia nada, nem de “caminho”, nem de “coração”. Desde o início da trama, o que víamos eram formigas mutantes, lobisomens, vampiros, aranhas, lagartixas (Ops, essa eu acho que inventei) e outras coisas bizarras. O nome da novela era tão “nada a ver” que, em 2008, acharam melhor colocar a palavra “MUTANTES” junto a “Caminhos do Coração” para ver se melhorava um pouco.....Melhorou?

“Para, para, para, para” E quem nunca se irritou com o apresentador João Kléber? Nas tardes da Rede TV!, o apresentador comandava a atração “Canal Aberto”, uma mistura de programa “Márcia” (Band), com “Programa do Ratinho”(Sbt) e “Casos de Família”(Sbt). No palco, o apresentador trazia as mais diversas situações que podiam ocorrer no dia a dia: testes de DNA, brigas entre famílias, desconhecida quer provar que tem filho com famoso, e por aí vai. Com o passar do tempo, o programa “Canal Aberto” virou “Tarde Quente” e continuou abordando a mesma linha de atrações. Aos poucos, foram implantando as famosas “Pegadinhas” no programa. As “combinadinhas” fizeram tanto sucesso que tomaram conta do programa todo. Por mais de duas horas seguidas, João Kléber soltava aquelas falsas risadas irritantes e narrava as situações vividas pelos “atores” que tentavam fazer com que as pessoas “caíssem” na brincadeira (nada que R$ 50,00 resolvessem....). Tarde quente? Por que "quente"? “Morríamos” tanto de rir que sentíamos tanto calor? E outra, a atração acabava às 19h30. Era “tarde” de período vespertino ou “tarde” de “tarde da noite?” Vai entender....


A Pícara era sonhadora; a Betty era feia; A pequena,travessa; A Maria era do Bairro; A Gata selvagem...e Pedro, era escamoso por quê? Ele tinha cara de peixe por acaso? Para quem não se lembra, “Pedro, o escamoso” é uma novela colombiana e foi exibida pela Rede TV! em 2004. Tudo bem que lá na Colombia, “escamoso” é utilizado para definir uma pessoa que tenta ser algo que, de fato, não é - alguém que, por exemplo, veste roupas finas para parecer mais rico ou conta mentiras "inofensivas" no intuito de conseguir o que deseja. Isso, lá na Colômbia. Por que não deram um adjetivo melhor para o pobre coitado do Pedro, aqui no Brasil? Sei lá, “Pedro, o malandro” ou “Pedro, o picareta”. Escamoso é melhor?

17 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal...
"Caminhos do Coração", de princípio tinha a ver sim. Tinha a ver. Só que ela ficou mais popularizada como "Mutantes", daí eu acho que por isso trocaram.

E o "Fala que eu te escuto", tem tudo a ver... As pessoas ligam e dão suas opniões, sendo assim: pode falar que te escutaremos... E mesmo assim, se fosse para dá conselho o nome tbm combinaria.

- "A Tarde é Sua, da Sônia Abrãao, tbm não tem nada a ver.
- "O Melhor do Brasil" tbm não...
Vários... :)

Anônimo disse...

Brasil... esse nome tambem ja nao tem nada a ver!

rsrsrsrs

créu

Larissa disse...

Pedro, o escamoso foi muito nem lembrado!! Hahha realmente nada a ver..

Anônimo disse...

Que bom que temos a internet pra baixar séries e animes que prestam do exterior a tv brasileira ta uma merda mesmo...

Foxxavier disse...

Puxou algumas coisas do fundo do baú hehehe e essa do Viva a Noite a tarde eu nem sabia :O

Parabéns pelo post!!!

eliseu disse...

Gostei da matéria amigo continue com o bom trabalho, venho através deste convidar-lhe a visitar o caixadepandora.net sejá um seguidor eu já estou seguindo seu blog

Ana Paula Frazão disse...

Muito bom o post! Super concordo com os programas listados. Malhação? afff, há anos já deveria ter mudado né? Fora os outros...nada haver mesmo..!
Gostei do blog, estou seguindo!
Beijões

Anônimo disse...

adorei o post!!
esse da malhação tinha que mudar para Escolão pq tudo q se trata nessa malhação acontece na escola.kk
muito legal.beijos
continue postanto

Anônimo disse...

Malhaçao ainda existe????
Deve ser tao bom que nem sabia que isso ainda passava na TV!!!
rsrsrs
créu..............

Anônimo disse...

Brasil... esse nome tambem ja nao tem nada a ver![2]

muito bem observado isso! realmente ja nao faz sentido esse nome... kkkkkkkk

Anônimo disse...

e a novela das 8 que começa as 9? huauhauha

Anônimo disse...

Malhação não é de academia besta, é de malhar no sentido de pegar... Pegação. Só que pegação é mais vulgar.

Casimiro Pitoresco disse...

Ta, entre 91 e 92 o programa viva a noite virou sabadão sertanejo e depois em 93 voltou a tarde como viva a noite...??? não entendi?

VIVA A NOITE ERA MASSA, EU ASSISTIA...

Anônimo disse...

/\
|
|
|
ator de novela ridicula DETECTED acima
(or related)
kkk créu

Anônimo disse...

esqueceram do "Melhor do Brasil", que não tem nada a ver com o nome, aquele programa não tem nada de melhor, podia se chamar "o Pior do Brasil", e a novela das 8 que começa as 9 e termina as 10 e tanto daqui a pouco termina no fim de noite.

Anônimo disse...

seu blog é muito bom e autêntico, parabéns, continue assim

Anônimo disse...

entre em www.flaviofala.blogspot.com

Postar um comentário

 
Powered by Blogger