Pages

15 de jan. de 2012

Entenda como funciona o reality musical de sucesso: THE VOICE

No dia 26 de abril de 2011, com um total de 12 episódios encomendados, estreou no canal NBC dos Estados Unidos, sob comando de Carson Daly, um novo reality show musical: The Voice. O programa apresentou um formato novo e excitante, em comparação com os outros musicais existentes.


Visando escolher “A Voz”, o programa apresentou os quatro artistas que desenvolveriam a função de “treinadores”, os responsáveis pela escolha dos mais talentosos cantores americanos. São eles: Cee Lo Green, Adam Lavine, Christina Aguilera e Blake Sheldon. Ao invés de apresentarem várias audições nos programas, assim como é feito no “American Idol”, o reality começou com alguns candidatos pré-selecionados, já se apresentando no palco do programa.


Os treinadores


 
Cee Lo Green é cantor, compositor, produtor e apresentador, considerado  “uma força a ser reconhecida” dentro da indústria da música. Seu single “Forget You” foi um sucesso instantâneo, registrando mais de dois milhões de acessos em menos de uma semana no YouTube. Em 2010, Cee Lo recebeu cinco indicações ao Grammy para “Forget You”, e ganhou o prêmio de Melhor Performance Urbana / Alternativa. 


Blake Sheldon é um famoso cantor country americano e já ficou em  1 º lugar na parada de singles nos Estados Unidos mais de sete vezes em apenas três anos. Em 2001, ele fez sua estreia com o single “Austin”.


Uma das artistas com maior sucesso da década passada, Christina Aguilera já vendeu
mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo e ganhou cinco prêmios Grammy.


Adam Levine é  o principal compositor,  guitarrista e vocalista da banda de rock “Maroon 5″. Além de seu trabalho com o Maroon 5,  Levine tem colaborado com várias artistas,  incluindo Kanye West, Alicia Keys, Natasha Bedingfield, Slash e K’naan. O cantor e produtor também fez várias aparições na televisão, incluindo “Saturday Night Live“, “30 Rock“, e “Comedy Central“.

Saiba como funciona cada etapa da competição



A primeira audição, denominada “Testes Cegos” é brilhante, especialmente porque algumas das audições são “cegas” até mesmo para os telespectadores em casa. Os treinadores deveriam escolher oito candidatos para comporem seus times. Os artistas ficavam sentados, cada um em uma poltrona giratória. Eles não viam os candidatos que se apresentavam no palco. O candidato cantava sua música e, durante a apresentação, caso algum treinador gostasse daquilo que estava ouvindo, apertava o botão vermelho e sua poltrona automaticamente girava, fazendo com que o artista conhecesse quem era o dono da voz. Uma luz acendia na poltrona do treinando, afirmando “I Want you” ( Eu quero você)

No programa "The Voice", não são apenas os candidatos que competem durante o reality. Cee Lo, Aguilera, Adam e Blake também disputam entre si. Isso dá um toque especial ao programa. As “trocas de carinhos” entre os treinadores garantiram boas risadas durantes as audições. Os treinadores demonstravam sempre um certo entusiasmo em ajudar os competidores que estão diante deles e têm uma energia tão positiva que realmente contribui para uma experiência visual agradável para toda a família que assistia. Outra parte curiosa do programa é que quando dois ou mais treinadores escolhiam o mesmo candidato, o papel no programa invertia: agora, o candidato deveria escolher quem gostaria que fosse seu treinador.

Com o fim dos Testes Cegos, 8 candidatos fizeram parte do time de casa treinador.


Na segunda etapa do programa, intitulada “Batalha no Ringue”, os treinadores deveriam dividir seus oito competidores em quatro duplas para interpretar a mesma música ao mesmo tempo em um ringue. Cada semana, uma dupla de cada time se apresentava no palco. Os artistas eram responsáveis pela ajuda em técnicas vocais e escolha de arranjos, além de escolherem as músicas que seriam disputadas. Após a batalha no ringue, cada treinador, com a ajuda de uma outra pessoa como uma espécie de “conselheiro”, escolhia quem era o vencedor de cada duelo.


Até então, o programa era gravado muito antes do dia e hora de sua exibição. A terceira etapa do programa, intitulada Top 16 deu início ao primeiro show ao vivo do reality. he Champions”, acompanhada pelos outros treinadores. Nessa etapa, o esquema de eliminação ganhava ampla participação dos Estados Unidos. As pessoas deveriam votar em seu candidato favorito de cada time através do site da emissora, ligando para o número de telefone que aparecia na tela durante a apresentação de cada candidato e fazendo o download através do iTunes Store das versões musicais cantadas durante o programa.


Escolhidos os oito semifinalistas, estes voltaram a se apresentar no palco para disputarem uma única vaga para cada time para a grande final.
As votações foram abertas para que o público votasse em um dos dois candidatos de cada time. O esquema de votação dessa vez seria o seguinte: cada candidato deveria dividir 100 pontos entre os dois membros de cada equipe. Caso achasse que os dois candidatos de sua equipe tiveram excelentes apresentações, dividira 50 pontos para cada um e o público estadounidense seria, então, os responsáveis pela escolha. Após a distribuição de pontos pelos treinadoras e contabilizados os votos do público, os quatro finalistas, sendo um candidato de cada equipe, foram então escolhidos. Dessa forma,  O “Top 4″ do reality foi composto. 


No final, Javier  Colon  foi anunciado como o vencedor da primeira temporada de The Voice, dando assim, vitória para o time de Adam Levine. Colon recebeu como prêmio US$100 mil e um contrato de gravação com a Universal Republic. A vitória de Javier era algo meio previsto desde a primeira etapa do programa, “Testes Cegos”, onde o competidor se mostrou favorito entre os treinadores. Durante toda a competição, ele se revelou não só um cantor talentoso, mas também, um músico talentoso.

A segunda temporada estreia dia 05 de fevereiro. Saiba mais:

A segunda temporada do The Voice estreia nos EUA no dia cinco de fevereiro deste ano, logo após a exibição do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano, que neste ano terá a performance de Madonna durante o intervalo.  Assista ao vídeo de divulgação dessa nova temporada:


1 comentários:

Antonio Donizette disse...

As musicas e as culturas caminha lado a lado,muito bom ver um programa que tem por objetivo revelar novos talentos, The voice meus parabéns.

Postar um comentário

 
Powered by Blogger