Pages

23 de mai. de 2012

Novelas infantis exibidas pelo SBT que marcaram época


A versão brasileira da novela "Carrossel" está fazendo um grande sucesso. Mesmo sua estreia sendo bem recente, a novela, com adaptação de "Íris Abravanel",  já é considerada como o novo fenômeno na televisão brasileira.


 O SBT é a emissora brasileira que mais exibiu novelas voltadas ao público infantil. Ao longo de mais de três décadas, várias novelas já passaram por lá e, as da linha infantil, sempre foram alvos de críticas e de muitos sucessos. Chiquititias, Carrossel, Diário de Daniela, Carinha de Anjo, Chispita entre outras, querendo ou não, marcaram uma geração e são lembradas até hoje. Não há quem não tenha se emocionado com a delicadeza e dedicação da professora Helena, ou  viajado junto com Daniela em seu diário, ou tenha arriscado cantar um "Mexe, mexe com as mãos", ou ainda, tenha dado boas gargalhadas com a pequena Dulce Maria e sua fala: "Papitooooo".  Vamos relembrar as sinopses e conferir os clipes das novelas....

 VOVÔ E EU


“Vovô e eu” foi exibida em 1992 e contava a história de Alejandra e Daniel, duas crianças que viviam em mundos totalmente diferentes, mas que se mantinham unidos através de seus sonhos e amizades. Alejandra é uma menina muito rica, morava com seus pais e vivia numa espécie de “conto de fadas”. Já Daniel, ficou órfão muito cedo e passou a viver nas ruas, pois não conhecia seus parentes. A única coisa que o menino sabia era que seu avô não havia aceitado o fato de ter um neto...

ALEGRIFES E RABUJOS


“Alegrifes e Rabujos” teve sua exibição em 2004 e contava a história de Sofia, uma pequena garota que vivia em uma mansão que era alvo de comentários de toda a vizinhança, pois a casa, segundo a lenda, pertencia a um milionário que havia falecido há muitos anos, mas seu espírito, afirmavam alguns, continuava vivo na mansão.

AMY, A MENINA DA MOCHILA AZUL



Exibida em 2004, “Amy, a menina da mochila azul” trazia como enredo a história do Capitão Matias e sua esposa Perla que encontraram uma linda garota flutuando no mar, após ter acontecido um grande furacão na cidade. O casal resolve cuidar daquele bebê e, assim, formam uma família perfeita. Tudo ia muito bem, até que em um dia muito chuvoso, o barco de Matias foi capturado por uma tempestade horrível. Perla, percebendo que estava morrendo, pede para Matias nunca abandonar a pequena Amy.

CARINHA DE ANJO

"Sim Pirilim!" Quem não se lembra dessa novela? “Carinha de Anjo” foi uma das novelas infantis de maior sucesso. Exibida em 2001, trazia como protagonista a pequena Dulce Maria, uma garota de 5 anos, cheia de alegrias e bons sentimentos. Após o falecimento de sua mãe, seu pai, Luciano Larios, entrou em depressão e em tristeza profunda, decidindo ficar longe de tudo e de todos. Foi aí que, então, a pequena Dulce foi internada em um colégio de freiras, denominado “Rainha da América”, lugar no qual conheceu duas freiras que se tornam suas fiéis escudeiras...

CARROSSEL


 "Carrossel" foi exibida, pela primeira vez no SBT, em 1991. A novela já teve 4 exibições na emissora e sempre fez muito sucesso. Possuia 375 capítulos e trazia como enredo a história de uma turma de crianças que estavam descobrindo os pós e contras da vida, procurando, de certa forma, resolver os problemas, sempre com atenção e muita alegria. Marcou época e criou personagens inesquecíveis, como Maria Joaquina, Cirílo e Jayme Parillo, além, é claro, da admirável Professora Helena. Destaque: Foi a primeira novela estrangeira a concorrer ao “Troféu Imprensa” na categoria de melhor novela do ano.

CARROSSEL DAS AMÉRICAS


Após o sucesso de “Carrossel”, a continuação da novela, intitulada “Carrossel das Américas” trouxe novamente de volta, a boa e admirável professora Helena, porém, agora com novos alunos e novos desafios, sempre ensinando os valores e a boa conduta a seus alunos. Foi produzida em 1992 pela Televisa e exibida no SBT em 1996.

VIVA ÀS CRIANÇAS 


Até então, no SBT, “Viva às crianças” era a versão mais recente da novela “Carrosel”, sendo exibida em 2003.  A história contava as aventuras de um grupo de crianças do colégio “Pátria Unida”, matriculadas na segunda série do ensino fundamental. A professora, não era mais “Helena”, mas sim, Lupita. Nomes diferentes, mas personagens totalmente similares. Destaque da novela para a professora de música, Segismunda Verruguinha, que sempre era vítima das travessuras dos alunos.             
 
CHISPITA
     
“Chispita” teve sua primeira exibição no SBT em 1983 e foi a novela infantil com mais reprises da emissora: no total, foram ebidas sete vezes. Na história, Maria Luisa e seus marido sofrem um terrível acidente de carro que provoca o acidente do homem. Por causa do acidente, Maria perde totalmente sua memória e nem se quer lembra da existência de sua filha Isabel, que acaba se tornando órfã e levada para o orfanato de Padro Eugênio, local onde a garota cresce.        
 
          SERAFIM             
 
   
 
“Serafim” contava a história de um anjo bom caráter, feito em tecnologia digital. Serafim foi enviado para viver na terra para que ele pudesse aprender a ser um verdadeiro anjo da guarda. A novela foi exibida no Brasil em 2001.       
 
CHIQUITITAS  
      

“Mexe, mexe, mexe com as mãos”....”Chiquititas” foi uma produção do SBT , em parceria com a rede argentina TeLeFe que, durante cinco anos, a partir de 1997, exibiu a versão nacional da novela. O folhetim foi sucesso de público, virou febre nacional com suas histórias e músicas, além de ser considerada como uma “vitrine” de novos talentos. O enredo, mostrava a vida de crianças órfãs que residiam em um orfanato, denominado “Raio de Luz”.           
 
CÚMPLICES DE UM RESGATE    
             


     

“Cúmplices de um resgate” foi um grande sucesso protagonizado pela atriz e cantora Belinda. A novela foi exibida no horário nobre, em 2002 e nas tardes do SBT, em 2006. Na história, Belinda interpretava as gêmeas Mariana e Silvana que não se conheciam e viviam em mundos opostos. Silvana vivia em uma mansão luxuosa com seu pai, Orlando, e sua mãe, Regina, uma mulher ambiciosa e nada agradável. Já Mariana, uma menina muito simples e que cantava muito bem, morava com a tia e a vó, além da sua mãe, uma costureira bem simples. Vale destacar que um ponto baixo da novela foi a substituição de Belinda pela atriz Daniela Luján.        
 
GOTINHA DE AMOR      
           

“Gotinha de Amor” foi exibida em 2001  e trazia a história de Belinha, uma criança cheia de vida e que procurava contornar as tristes situações que passava, sempre com um sorriso no rosto. Vivia em um orfanato e possuia a amizade de apenas uma pessoa: a velha Trini. No orfanato, Belinha era maltratada pela diretora e, quando Trini falece, a garotinha foge, em busca de um novo lugar para se estabelecer.      
 
LUZ CLARITA         


 
“Luz Clarita” é um remake de “Chispita” e foi exibida no SBT em 1996. No papel principal, está a atriz e cantora Daniela Luján. Após perder sua avó, Luz Clarita vai morar em um orfanato e vive aos cuidados das freiras do local. Mariano De La Fuente vai até o orfanato, em busca de uma garotinha que possa fazer companhia para sua filha, que sofria com a morte da mãe. Então, Mariana resolve adotar Luz Clarita e a leva para casa, porém, sua filha não gosta da presença menina em seu lar.

POUCAS, POUCAS PULGAS  
   
“Poucas, poucas pulgas” teve sua exibição em 2004 no horário nobre do SBT. A história girava em torno de Julián, Danilo e Alexandra, que foram denominados como “três corações nobres e cheios de amor”. A novela estreou com 17 pontos de audiência e, mesmo com as inúmeras mudanças no horário, marcava médias de 9 pontos no ibope.      
         
O DIÁRIO DE DANIELA         
        

O “Diário de Daniela” mostra as aventuras de um grupo de amigos liderados por Daniela Monroy (de 10 anos) que além de cativar a todos, tem um diário onde escreve todos os seus sonhos, segredos e principalmente aventuras. Sem falar que Daniela tem um amigo fantasma que a ajuda nos momentos mais difíceis. As histórias geralmente estavam no limite entre o real e a fantasia, o que tornava a novela extremamente chamativa para as crianças. Foi exibida em 2000  e em 2007 pelo SBT.

55 comentários:

Anônimo disse...

égua cara!!!!desde as chiquititas até cumplices de um regate estas novelas espetaculares marcaram minha infancia, e continuam marcando.como é que pode o tempo passar tão rapido.meu deus do céu como eu era feliz e não sabia

Unknown disse...

carrossel vai ter a segunda temporada

Anônimo disse...

minhas novelas mais marcantes foram cumplices de um resgate amy a menina da mochila azul alegrifes e rabujos e a ursupadoura espero que passe de novo

Anônimo disse...

adororei o site , pois foi o 'UNICO' que conseguir relembrar um pouquinho minhas novelas preferidas . ♥

deyber juniores disse...

carrossel é a melhor novela que já foi exbida na sbt

Anônimo disse...

Eu amei esse site Der,pois me comove muito em ler sobre minhas novelas favoritas como cumplice,o diario de daniela,carinha de anjo,gotinha de amor,amy,alegrifes,chiquititas,vivan los ninos,poucas pulgas,eu era va numero um,nao perdi nem um se quer capitulo de todas essas novelas.VALEU PELO BLOG,AMEI FOI SHOW E EU FICO FELIZ POIS EU AMO TANTO NOVELAS INFANTIS MEXICANAS

Anônimo disse...

OI,DER,GOSTEI MT DO SEU BLOG,JA COMENTEI COM MINHAS AMIGAS DESSAS NOVELAS Q EU VIA TDO DIA E AGORA ELAS SABEM UM POUQUINHO DE CADA UMA ATRAVES DO SEU DELE.

Anônimo disse...

DER PQ VC N FALA UM POUCO DE OUTRAS NOVELAS MEXICANAS COMO A URSUPADORA,MARIA DO BAIRRO,MARIMAR ENTRE OUTRAS,SEU BLOG PODE SER MAIS LEGAL AINDA COM NOVELAS N SO INFANTIS

Anônimo disse...

queria q passa-se de novo amy a menina da mochila azul eu tinha 4 anos quando passou eu dorava essa novelita

rayanne alves disse...

reviver a infancia não tem preço, eu assisti quase todas essa novelas \o/ espero ver a reprise de todas, porque as de hooje em dia não tem nem comparação Mexicanas as melhores !!!!! amo que amo ^^

Emerson. disse...

De todas essas, Cumplices de um Resgate se consagra a melhor !

Anônimo disse...

poderia voltar essas novelas seria de mais , foram muito marcante

FLAVIOJOGOS disse...

gostaria que liberasse a novela serafim no youtuby ou repetir no sbt urgente

Anônimo disse...

cumplice de um resgate vai ter segunda temporada

Anônimo disse...

Gostaria de rever todas estas novela outra vez

Anônimo disse...

Faltou Maria Belém.

Anônimo disse...

Podia voltar Cúmplices de um resgate E Amy a menina da mochila azul :/

Anônimo disse...

Muito bom relembrar todas estas novelas que fizeram parte da minha infância. Das que lembro que eu assistia eram Chiquititas; Alegrifes e Rabujos;
Serafim; Cumplices de um Resgate; Poucas, poucas pulgas e o diário de Daniela. Novelas para mim bem marcantes, que hj em dia a reexibição delas seria muito bom para o aprendizado das crianças, pois são novelas com muita pureza, alegria e com aquele toque infantil que agrada não apenas crianças mas tb muitos adultos. Diego

Anônimo disse...

Podia voltar Cumplices de um resgate. Eu amava essa novela

raiane disse...

das novelas infantis que eu já vi foi: chiquititas, carrossel das américas, o diário de daniela, cúmplices de um resgate, gotinha de amor e carinha de anjo, realmente são novelas muito boas, e marcaram minha infancia

iza disse...

Eu gostei muito da novela carrossel queria que passase carrossel mexicano parece bem legal essa novela

Anônimo disse...

podia passa as novelas mexicana infantil novamente sao as melhores

Anônimo disse...

EU AMO TANTO NOVELAS INFANTIS MEXICANAS

Anônimo disse...

bem eu gosto muito

Anônimo disse...

eu amava a assistir,acompanhei quase todas tempo bom...

geisy disse...

Qual novela infantil do sbt que tinha uma arvore secreta com ovos de ouro?

Anônimo disse...

gostaria muito que voltasse a passar anovela diário de daniela mais na versão verdadeira cúmplices de um resgate ficarei muito feliz adorava assistir quanto era criança gostaria muito que o meu filho deve oportunidade de ver no lugar das novela da tália que eu não gosto e passa toda fez a mesma coisa não aguento mais assistir maria do bairro derreto muito obrigado

lacerda disse...

minhas novelas mais marcantes foram cumplices de um resgate amy a menina da mochila azul alegrifes e rabujos e a ursupadoura espero que passe de novo

Anônimo disse...

amo demais essas novelas gostaria que voltasse!

António Je. Batalha disse...

Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, pode deixar um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
António.

pedro disse...

não gosto de gotinha de amor por que a menina sofria muito

Anônimo disse...

eu gostaria de assitir as novelas da minha infancia de novo seria otimo

Anônimo disse...

otimo

Anônimo disse...

Poderia Voltar Gotinha de Amor. Ótima novela mexicana e infantil. Bons tempos quando passava ela.

Anônimo disse...

Carrossel também ótima Novela devia voltar carrossel e Gotinha de Amor.

Unknown disse...

Cumplices de um Resgate e Carinha de Anjo marcaram minha infância :)

Anônimo disse...

poxa devia repetir de novos essas novelas
muito boa pricipalmente gotinha de amor

Unknown disse...

Amava quase todas! mas a minha favorita era Alegrifes e Rabujos <3 eu ainda tenho até hoje a boneca da menina da mochila azul .

Anônimo disse...

Nossa!!! que nostalgia vendo essas aberturas. Serafim, Chiquititas, Cúmplices de um Resgate, Carrossel 2...época muito boa. lembro me também da Esmeralda, que saudade senti agora!!!

Anônimo disse...

Essas novelas foram ótimas, tanto na minha infância, quanto durante a infância de minha filha,que hoje já é uma mocinha,algumas novelas mexicanas,chegam a serem melhores que as brasileiras, gostaria de rever Éramos Seis, cúmplices de um resgate Alegrifes e Rabujos,Amy( a menina da mochila azul), carrossel 1, 2,chiquititas, enfim realmente marcaram épocas.

Anônimo disse...

isso sim era novela, saudades.

Unknown disse...

cumplice de um resgate marcou minha infância

Unknown disse...

Amy a menina da mochila azul,carinha de anjo,cúmplices de um resgate *-* o saudade!

Unknown disse...

Curriculo

Nome: Rebeca da Silva Lelis Campos
Idade: 15 anos
altura: 1 mt 64
maniquin: 16
Cursando: ingles

Cel:97030-2798
tel:3782-2363
Gmail:rebecalelis@gmail.com

Anônimo disse...

Carinha de anjo amava assistir ����
poderia voltar...

Unknown disse...

Caracas eu até hotéis relembrando .. me surpreendir cmg msm ao cantar músicas qe nem imaginava qe lembraria ... queria a reprime de todas elas ... mais eu queria da maneira como elas eram .. e não como estão fazendo . a mulher do Silvio Santos tá estragando com nossas novelas ... cúmplices de um resgate tá uma bosta nessa versão. . Mil vzs se eles repetissem da maneira como elas eram.. só tinha uma novela ae qe sempre quizer saber o nome e não lembrava .já perguntei pra tanta gnt e ninguém sabia me responder .."serafim"😍😍

Anônimo disse...

Queria saber como se chamava um novela que já deu no SBT que tinha um há homem que usava mascara ele era dono da casa no começo da novela uma turma de crincas a chão a casa abandonada e eles ficom na casa ele e magica ....eu queria muito ver de novo só que eu não me lembro o nome ��

Takai Seika -chan disse...

Era alecrives e rami os essa novela dos Maco ABS abamdomado (magica

viniplay disse...

eu gostei da novela carrossel mas a minha novela preferida é cúmplices de resgate tanto a versão mexicana ou a brasileira

Unknown disse...

Oiih nn sei se alguem vai me responder ou se vai saber do que eu to falando mais em 2006 OU 2007 teve uma novela no sbt que era assim que tinha um grupo de crianças que eu acho que moravam em um orfanato e uma garotinha ganhou um boneco doende que quando ela pedia pra ele virar pessoa ele virava e pelo tempo que ia se passando o doende e a garota se apaixonavam e no final ele se foi alguém sabe o nome ??

Unknown disse...

Oiih nn sei se alguem vai me responder ou se vai saber do que eu to falando mais em 2006 OU 2007 teve uma novela no sbt que era assim que tinha um grupo de crianças que eu acho que moravam em um orfanato e uma garotinha ganhou um boneco doende que quando ela pedia pra ele virar pessoa ele virava e pelo tempo que ia se passando o doende e a garota se apaixonavam e no final ele se foi alguém sabe o nome ??

Thalyta Soares disse...

Eu amo essas novelas, marcaram minha infancia, chiquititas,alegrifes e rabojos,carinha de anjo floribela, gotinha de amor e amy a menina da muchila azul..

Anônimo disse...

E cúmplices de um resgate não marcou thalyra soares???

Camily disse...

Foi muito bom viver como criança nos anos 2000! Tinha bastante diversidade infantis tipo programas, doces, músicas, comerciais, brinquedos, desenhos e novelas.

Hoje, quando vejo os desenhos, filmes e novelas que fazem sucesso, são uma cópia dos que conheci na infância, ou seja, não são originais. Por exemplo: Carinha de Anjo, Liga da Justiça filme, essa nova versão dos Jovens Titãs. Não que isso seja ruim, mas quando observo, as pessoas hoje não dão mais o valor da criatividade em criar coisas novas para as crianças. A tecnologia tomou conta e parece que isso é suficiente para as crianças de hoje pq as pessoas não precisam ''gastar'' muito inventando outras criações.

Uma pena é que atualmente os criadores de novelas infantis principalmente mexicanos sumiram. Não tem nenhuma novela infantil que seja original. Eles só fazem novelas adultas agora, porque né?

Unknown disse...

Também queria saber

Postar um comentário

 
Powered by Blogger