Pages

10 de ago. de 2011

Foi sem querer querendo: CHAVES, 40 anos de sucesso

 Um pouco da história da série mais querida do Brasil


No dia 20 de junho deste ano, o seriado mundialmente conhecido “Chaves” completou 40 anos no ar.
El Chavo del Ocho, mais conhecido pela gente por “Chaves” teve seu primeiro episódio exibido em 1971, aparecendo como uma esquete de um programa produzido por Roberto Gomez Bolaños (o criador e intérprete do menino Chaves) denominado “Chespirito”, produzido pela Televisión Independiente de México. No ano seguinte, o canal se torna Televisa” e o Chavinho se torna fixo na grade da emissora como uma série semanal com duração de meia hora.
“Chaves” surgiu com a premissa de contar a história de um menino humilde que mora em uma vila, onde é cercado de outras pessoas e vive se escondendo em um barril.
A série se tornou um dos maiores sucessos de público e críticas, com traduções para mais de 50 idiomas e transmissões em países como China, Japão, Coreia, Portugal, Marrocos, Grécia e Angola, lançando personagens que permanecem vivos até os dias de hoje. O seriado atingiu tal nível de aceitação do público que chegou a ser assistido por mais de 350 milhões de espectadores no mundo inteiro em uma semana.
O Brasil sempre teve um carinho especial pelo seriado Chaves. Desde 1984, a emissora de Silvio Santos, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) firmou parceria com o canal mexicano Televisa e recebeu pouco mais de 80 episódios do seriado. E acreditem se quiser: no começo, a direção do SBT foi contrária à transmissão do seriado, mas Silvio Santos resolver colocar um episódio piloto dentro do extinto programa “Bozo”. O sucesso foi imediato que a emissora venceu a até então líder, Rede Globo, várias vezes na audiência. No final da década de 80, Chaves ganhou espaço no horário nobre e bateu recordes de audiência. O canal pago “Cartoon Network” também exibe o seriado desde o ano passado e mantém a dublagem original exibida pelo SBT.


Personagens cativantes com bordões e figurinos que marcaram gerações

Chaves (Roberto Gomez Bolanõs)
 
Zás, Zás e Zás! 

Órfão atrapalhado, sempre vive aprontando travessuras com todos. Vive faminto e ama sanduíche de presunto. Na história, ele sempre menciona que vive na casa 8 da vila e se esconde sempre dentro de um barril. Toda vez que alguém pergunta ao garoto seu verdadeiro nome, ele é interrompido e não revela. Chaves é amigo de Chiquinha e Quico e vive levando cascudos na cabeça de Seu Madruga. Chavinho sempre tem piripaques e só é curado quando alguém joga água em seu rosto. Além de sanduíche de presunto, outra grande paixão de Chaves na história é a garota Paty, que faz o menino desmaiar sempre que o beija no rosto.

   Quico ( Carlos Villagran Estava)

Gentalha, gentalha, gentalha!

Me chamou de Frederico? Mais conhecido como Quico, Frederico é filho de Dona Florinda. Seu pai, marinheiro, faleceu em uma das suas navegações após uma tempestade. Segundo Quico, seu pai não descansa em paz, e sim, em pança..... de uma baleia! Quico é desprovido de inteligência. Suas bochechas são sempre alvo de piadas de todos da vila. É um dos melhores personagens da série.

Seu Madruga (Ramón Valdéz)


O que é que foi, o que  é que foi, o que é que há?

Pai de Chiquinha, Seu Madruga ( na versão orginal, “Don Ramón") sempre usa roupas surradas e velhas. Seu bigode é sua marca registrada. Ele já trabalhou como vendedor de balões, entregador de lenha, carpinteiro, barbeiro, fotógrafo, leiteiro, pintor, sapateiro e muito mais, e há quem diga que o homem não gosta de trabalhar. Madruguinha, como é chamado em alguns episódios, é viúvo. Sua esposa morreu ao dar a luz. No seriado, é perseguido por Dona Clotilde, que vive fazendo júrias de amor ao homem. Madruga sempre leva bofetadas da Dona Florinda. Apesar de ter percorrido tantas profissões, seu Madruga nunca tem dinheiro para pagar o aluguel ao seu Barriga.

Chiquinha ( Maria Antonieta de las Nieves)

Pois é, pois é, pois é....

Maria Francisca, chamada carinhosamente de Chiquinha ( na versão original, “Chilindrina”) é sardenta, travessa e a mais esperta da turma. É apaixonadinha por Chaves, mas o garoto nunca dá bola para ela. A atriz Maria Antonieta também interpreta “Dona Neves” a biscavô
, ou melhor, a bisavô de Chiquinha. Dona Neves surgiu no seriado após a saída de Ramón.

Sr. Barriga ( Edgar Vivar) 

 
Pague o Aluguel!!!

Dono da vila em que os personagens moram, Barriga aparece em quases todos os episódios cobrando o aluguel dos seus inquilinos. Ele vive ameaçando despejar seu Madruga que sempre lhe deve exatamente 14 meses de aluguel, mas seu coração é maior do que sua pança. Toda vez que Senhor Barriga chega a vila, é recebido por uma pancada pelo garoto Chaves.

Dona Clotile ( Angeline Fernandez)


Satanás? Satanás? Cadê você, Satanás?

Apelidada por Chaves, Chiquinha e Quico de “Bruxa do 71”, Dona Clotilde é uma mulher prendada e excelente cozinheira. Vive tentando se aproximar de Seu Madruga, agradando-o com guloseimas e favores. Seu animal de estimação é um cachorrinho com um nome nada comum: Satanás. 

Dona Florinda ( Florinda Meza)


O senhor não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Mãe de Quico, Florinda é apaixonada pelo professor Girafales. Está sempre de bobs e menospreza todo mundo chamando  de “gentalha”. Está sempre arrumando confusão e é extremamente crítica e grosseira. Florinda mima sempre Quico, comprando tudo que seu filho pede. E uma última informação: é especialista em fazer café!


Professor Girafales ( Rubén Aguirre)


Dizia eu, que a aritmética.... 

Homem educado e culto, sempre está fumando um charuto e não dispensa seu chapéu. Tem um relacionamento indefinido com Dona Florinda e sempre a presenteia com um buquê de flores. Na escola, ele sofre com as travessuras de Chaves e sua turma.

                                                       Jaiminho ( Raúl Padilla)


É  que eu quero evitar a fadiga...

Tangamandapiano, Jaiminho é um carteiro que vive querendo evitar a fadiga. Em todos os episódios aparece empurrando sua bicicleta e com sua bolsa de cartas nas mãos. O personagem passa para a fazer parte do elenco da série em 1979, com a saída de Quico e Seu Madruga.

Pópis (Florinda Meza)


Conta tudo pra sua mãe, Quico.... 

Sobrinha de Dona Florinda, Pópis é fanha (dublagem genial) e sempre está junto de sua boneca Serafina.

Nhonho ( Edgar Vivar)


Ai meu estômago, ai meu estômago, ai meu estômago... 

Filho de Seu Barriga, Nhonho é muito esperto. O menino demonstra ser uma pessoa bem generosa com seus amigos. Sua generosidade acaba quando o assunto é comida. Nhonho sempre se recusa em dividir seus “pequenos lanches” com os amigos.

"Chaves" e o sucesso fora dos seriados: desenho animado, video game, livros....


O sucesso de Chaves não se limitou a televisão. No Brasil foram lançados cinco livros sobre a série. Um dos mais conhecidos é “Chaves: Foi sem Querer Querendo” de autoria de Luis Joly, Paulo Franco (diretor do SBT) e Fernando Thuler. Foi o primeiro livro sobre o seriado que trouxe entrevistas com os atores, fãs, humoristas e diretores de televisão que explicam o sucesso da série. Além de livros, Chavinho também invadiu o mundo dos videogames. É possível encontrar o “Street Chaves”, baseado no jogo de luta Street Fighter, “CS Chaves”, um mapa para counter-strike 1.5 e 1.6 que é constituido pela vila do seriado e o “Super Magro World”, paródia do game “Super Mario World”, mas agora, o heroi é o Seu Madruga. De 1990 até 1996, a editora Globo lançou a revista em quadrinhos do seriado Chaves. Na área de animação, o desenho “Chaves” é exibido pelo SBT desde o início de 2007.

A turma do "Chaves" hoje em dia 

O Canal BBC Mundo entrevistou os atores do seriado para saber o que eles fazem atualmente. Maria Antonieta de las Nieves, hoje, está com 60 anos e continua interpretando Chiquinha em seu próprio show. Carlos Vilagrán, com 67 anos, se apresenta como Quico em vários shows de circos e é comentarista esportivo. Bolaños, casado com Florinda Meza, vive na cidade do México e continua escrevendo muito, mesmo aos 82 anos de idade. Está supervisionando a criação de um desenho em 3D sobre o seu outro personagem, Chapolin Colorado, que deve estrear em 2012. Já sua esposa tem trabalhos como diretora e produtora de peças de teatro e novelas.
Edgar Vivar contou a reportagem que tem dificuldades para convencer o público de que ele consegue interpretar outros personagens. Já o ator Rubén Aguirre, o professor Girafales, sofreu um acidente de carro em 2007 e passa por sérios problemas de saúde e financeiros.


NOVIDADES DE "CHAVES" NO SBT!

No mês de agosto, o Sistema Brasileiro de Televisão completa 30 anos no ar e para comemorar esse aniversário, a emissora preparou uma várias novidades. Entre elas, temos especiais com a série Chaves.


O apresentador Carlos Massa (Ratinho) viajou até o México e passou um dia com Bolaños e Florinda. A matéria vai ser exibida no dia do aniversário da emissora, dia 19 de agosto,  uma sexta-feira, as 21h15, em um especial e vai mostrar como é a casa e o dia a dia de “Chaves” e “Dona Florinda”. Além disso, parte do elenco do SBT está gravando um  episódio do seriado Chaves: Ratinho, Carlos Alberto de Nobrega, Christina Rocha, Zé Américo, Lívia Andrade e muitos outros artistas vão dar vida aos personagens mais queridos dos seriados. Já imaginaram o Ratinho de Senhor Barriga? Outra super novidade é que desde o primeiro dia desse mês, o SBT, sempre as  18h, exibe EPISÓDIOS PERDIDOS DA SÉRIE! Após 17 anos de exibição no SBT, a emissora vai exibir cerca de 10 episódios que, para algumas pessoas,  jamais foram vistos na televisão. Fiquem Ligados!



1 comentários:

Rhullielton disse...

Bacana! Gostei da postagem! Muito boa! Parabéns!!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger