Pages

21 de jul. de 2010

Programas infantis da década de 90 que marcaram época

Depois do sucesso das postagens  sobre as séries animadas que marcaram geração e das novelas infantis que se tornaram inesquecíveis, chegou a vez de lembrarmos quais programas da televisão brasileira, exibidos ao longo da décade de 90, ficaram para sempre guardados em nossas memórias.

Caça Talentos


"Caça Talentos" foi uma série de televisão infantil brasileira, exibida pela Rede Globo, no ano de 1996 até meados de 1998. Dirigido por José Bonifácio Brasil de Oliveira (Boninho), trazia como protagonista a apresentadora e atriz Angélica, que interpretava a fadinha Bela.

Disney Club


"Disney Club" foi um dos principais programas infantis exibidos entre a segunda metade da décade de 90.  O mais famoso bordão do programa era o lema da turma que comandava o programa: "Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!" e a despedida dos integrantes: "CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!". Produzido pela Disney Channel, foi exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

 Castelo Rá-Tim-Bum


De 1989 a 1992, Rá-Tim-Bum foi um enorme sucesso na TV Cultura. Com sua fórmula nova e inteligente, conquistou prêmios até no exterior e deu origem ao Castelo Rá-Tim-Bum (de 94 a 97, e que virou até filme) e a Ilha Rá-Tim-Bum (entre 2001 a 2004).

TV Colosso


Outra experiência inovadora, que também virou filme e conquistou não só crianças foi a "TV Colosso". Apresentada pela Globo entre 1993 e 1997, tinha bonecos de cães comandando uma hilária emissora de TV.

Glub Glub


"Glub Glub" foi originalmente exibido entre 1991 a 1998 pela Tv Cultura. O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho e uma fêmea. A televisão, no fundo do mar, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam as animações.

X-Tudo


"X-Tudo" foi exibido originalmente pela Tv Cultura, a partir de 1992.  Seu formato, transmitia informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora durante o inicio da década de 90.

Agente G


"Agente G", exibido pela Rede Record , foi criado e estrelado pelo ator Gerson de Abreu, e exibido entre 1995 e 1997. A série contava as aventuras do Agente G, interpretado por Gérson de Abreu, membro da organização GELO  (Grupo Especial pela Lei e a Ordem), contra os planos da COISA (Central Odiosa de Inimigos Safados e Abomináveis), uma organização do mal.

Programa Sérgio Malandro


Após sua saída da Rede Globo, em 1994, Sérgio Mallandro retornou ao SBT e comandou até 1996 o infantil “Programa Sergio Mallandro”.

Programa Mariane


Mariane fez a abertura de alguns shows da Xuxa, antes de chegar ao SBT em 1989 para substituir Simony no comando do programa Do Ré Mi Fa Sol La Simony, que passou a levar seu nome no título. Ainda no SBT, a apresentadora ganhou um programa com sua "cara", o "Programa Mariane", mas que ficou apenas 1 ano no ar.


Show Maravilha



O SBT exibia o programa "Show Maravilha", que trazia Mara Maravilha comandando  brincadeiras com o auditório, recebendo convidados e atrações musicais. No palco, a apresentadora cantava suas próprias canções, apresentava suas coreografias e anunciava a exibição de videoclipes e desenhos animados.

XuXa Park


 "Xuxa Park" estreou em 1994 nas manhã das Rede Globo. A atração era baseada no programa homônimo apresentado por Xuxa na Espanha que reunia quadros, brincadeira, e atrações. Sua exibição era aos sábados e tinha direção geral de Marlene Mattos.

Bom Dia & Cia



O "Bom Dia & Cia" estreou no SBT em 1993, sob o comando da apresentadora Eliana. A loira contava com  Flitz, um computador.O programa a princípio, tinha como cenário uma casa, e seu formato era educatico. No ano seguinte, com um pequeno aumento no cenário Eliana passa também a ter a companhia de Melocotom.

Mundo da Lua


O seriado "Mundo da Lua", exibido originalmente em 1991 e 1992 pela Rede Cultura,  apresentava Lucas Silva e Silva, um garoto que ganhou um gravador de seu avô paterno ao completar dez anos. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem.

Rá-Tim-Bum


"Rá-Tim-Bum" foi um programa infantil de grande sucesso produzido pela Tv Cultura de 1989 até meados de 1992. Com uma fórmula arrojada, com quadros livres, inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York.

Cocoricó


No ano de 1997, a Tv Cultura lança o seriado com bonecos, Cocoricó. Na série, Júlio é um menino de 8 anos que nasceu na cidade grande. Ele vai passar as férias com seus avós e se apaixona pela Fazenda Cocoricó, que fica na cidade de Cocoricolândia, seus animais e pela natureza que não conhecia na cidade.

 Obrigado pela contribuição, @MatheusSarabion

30 comentários:

Unknown disse...

so faltou carmen sandiego !!!!!

Igor disse...

Muita saudade daquele tempo. A TV Cultura fazia parte da educação das crianças, com programas divertidos e inteligentes. Os programas infantis hj só tem lutas corporais, de espadas, violência e nenhuma informação.

camila disse...

Programas brasileiros que ele destacou, não desenhos animados estrangeiros..
Muitos bom essa nostalgia...
Curtir muita a minha infância, agora resta saber de os nossos filhos, terão a mesma sorte, por que maisa, tv globinho.. Ai ai

Anônimo disse...

Melhor de todos era o mundo da lua com as aventuras de Lucas Silva e Silva, no abrilhantavam a série!elenco Antonio Fagundes e Gian Francesco Guarnieri

Anônimo disse...

ooh God! Eu vi tdo *-* não se fazem mais programas como antigamente.. tsc.. tsc..

Anônimo disse...

"so faltou carmen sandiego !!!!!"
Aposto minha vida que esse ai nem leu, só passou o olho nos vídeos, e ainda tem a cara de pau de comentar! MID!

Ramon Gomes disse...

"Alô! Alô! Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando! Alô! Alô"
"Essa é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer..."
MUNDO DA LUA RULEZZZZ!!!!!!!!!!!

Thais Aires Felix disse...

nossa x-tudo,mundo da lua, cocoricó,ra-tim-bum, que saudadees

Anônimo disse...

cara!!! aos 26 segundos do clipe do malandro da pra ouvir claramente uma mensagem do ICQ sendo recebida!!! O cara era muuuuuuito avançado pra epoca!!!!

gotem disse...

realmente essa epoca foi o apce de criaçoes na TV brasileira , boms tempos que nao voltam mais T.T

Anônimo disse...

put´s.....curti mto essa epoca....
esses sim eram progamas infantins...não os de hj em dia....
nem desenhos animados de hje são como antigamente....
mta saudadessssss

Anônimo disse...

Vendo essas aberturas passo um filme na minha cabeça!!!
Bons tempos que saudades!!!

Audi disse...

mundo de beakman???
doug???????
classicos!!!

lOry disse...

o nostalgia...
tempinho que nao volta + :(

Anônimo disse...

Agente G! Nem lembrava mais disso. Ai, que vontade de chorar. Saudades da minha infancia, snif

Unknown disse...

Saudade... =\

Anônimo disse...

faltou chiquititas!!!

Anderson disse...

Oi Galera! que bom que estão gostando do post. Lembrando que essa é uma lista apenas de programas de televisão...os desenhos e as novelas, vcs conferem nos links que estão na introdução do post. Confiram lá! Abraços e Bjos

Anônimo disse...

X-tudo era o melhor!!!!
Eu lembro que ensinavam até a fazer bolo nesse programa, era muito legal!!!

Anônimo disse...

já vi quase tudo aí. bons tempos em que criança tinha Infância

THELMO LUIZ TRUPPEL disse...

Parabéns pelo Blog, ótima postagem, se quiser me adicionar.

http://www.direitonotadez.blogspot.com/

Anônimo disse...

até hj eu lembro um episódio de X-tudo q ensinava a desenhar rostos e bichos a partir das vogais D:

AHHHHHH, quero minha infância de voltaaaaaa =(

Anônimo disse...

BONS TEMPOS, SAUDADES...

Renan disse...

Eu via TODOS! Tô com 24 anos. Saudadesssssssssssss...

Thiago disse...

Em 1990 ainda passava "Revistinha" na TV cultura com o Nico Puig, e outros apresentadores.
Então vale! eu adorava :)

Anônimo disse...

Por acaso alguem se lembra de um show que tinha 4 apresentadores? 2 meninas loirinhas que deviam ter entre 10-14 anos, e dois meninos da mesma idade, um deles chamava Bruno parece. Nao lembro em qual canal que passava, mais era estilo xuxa, angelica e mara maravilha, com desenhos e brincadeiras. Eu sei que o show era gravado em Sao Paulo porque minha escola ate foi participar do show no comeco dos anos 90, mais ou menos em 91 ou 92.
:)

Andrew Silva disse...

Falta agora um post com os Programas Infantis da década de 80 onde estão os clássicos Bozo e Domingo no Parque e da década de 90 faltou a Casa da Angélica onde ela se destacou com quadros de humor.

manoela disse...

putz bons tempos em q eu era feliz e nao sabia...
outra coisa q eu amo sao as novelas mexicanas, principalmente as infantis...putz hj com 21 anos vejo q o tempo voou...

Luciano rodrigues disse...

Gostava dos power rangers

Luciano rodrigues disse...

Gostava dos power rangers

Postar um comentário

 
Powered by Blogger